Desculpas…

A frase foi bem simples: “Me desculpe por ter sido grosseira com vc” mas me arrancou algumas lagrimas e me fez pensar…

Ja fui mais radical em relação a desculpas, hoje entendo que ter a condição de fazer um pedido assim é uma forma de tentar reparar algo que pode ter sido muito danoso (e na situação foi, embora, aqui, eu não me alongue nos pormenores, ou pormaiores… Questões da ética).

E sabe, não custa nada… Não custa nada dizer para alguém que  é importante para nós e que nos preocupamos com aquilo que provocamos com o que fazemos ou dizemos. Não custa nada reconhecer um erro e dar ao outro o direito de saber isso. Não custa nada aliviar o sentimento de uma pessoa que se magoou com algo que fizemos ou falamos dizendo, simplesmente, eu sinto muito. Não custa nada contar para uma pessoa que não queremos permanecer dentro dela como algo ruim, porque o pedido de desculpas tem esse sentido. Não custa nada? O custo maior é de ter que perceber o outro. Parece facil, mas não é.

Não é literal, não é uma forma de se livrar da culpa, antes disso é reconhece-la e poder comunicar algo atraves disso. Nestes casos não basta se culpar (alias, só se culpar não faz diferença nenhuma, como só amar, ou só odiar, ou só sentir qualquer coisa… sentimentos não fazem diferença. Ações fazem).

Eu posso sentir que amo alguém, mas se eu não atuar este amor, não torna-lo algo real do ponto de vista pratico, das ações mesmo, não vai mudar nada, absolutamente nada. Acho que grande parte das pessoas tem dificuldade em reconhecer isso. A pessoa que falou a frase tinha, mas acho que agora não tem mais. E não bastava que ela sentisse ela tinha que me dizer, e me disse, aquela frase simples mas que eu pude ouvir assim: “eu sinto muito pelo que fiz”.

Tem pessoas que alegam que isso não muda nada, de fato, o que foi feito é imutavel, mas o outro saber que isso não foi confortavel muda muita coisa. Todo mundo tem o direito de ficar bravo, de falar algo que pode machucar, de perder o controle em algumas situações. Mas, penso eu, todo mundo que tem direitos, tem deveres, e neste caso o dever é de diminuir o dano que pode ter sido feito.

Sentir não muda nada, dizer que sentiu muda tudo.

E ainda tem gente que acha que ser psi é facil…

Deixe um comentário